sábado, 25 de maio de 2013

Passar pelo crivo da verdade...

As três peneiras
       Olavo foi transferido de projeto. Logo no primeiro dia, para fazer média com o chefe, saiu-se com esta:
       - Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele...
       Nem chegou a terminar a frase, o chefe aparteou:
       - Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
       - Peneiras? Que peneiras, chefe?
       - A primeira, Olavo, é a da VERDADE. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?
       - Não. Não tenho não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. - Então sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE. O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
       - Claro que não! Nem pensar, Chefe.
       - Então, sua historia vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira que é a UTILIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?
       - Não chefe. Passando pelo crivo dessas peneiras, vi que não sobrou nada do que iria contar - fala Olavo, surpreendido.
       - Pois é Olavo. Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras? - diz o chefe sorrindo e continua: - Da próxima vez em que surgir um boato por ai, submeta-o ao crivo dessas três peneiras: VERDADE, BONDADE, UTILIDADE, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque:
      PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS;
      PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS;
      PESSOAS MEDÍOCRES FALAM SOBRE PESSOAS.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Pressupostos, pré-suponha como verdadeiros e aja como se fossem!


Pressupostos.

De acordo com o dicionário Aurélio, é definido como “supor de antemão, presumir”.Em sites de pesquisa:
“Pressupostos são ideias não expressas de maneira explícita, mas que pode ser percebida a partir de certas palavras ou expressões utilizadas. Quanto a utilização de pressupostos, eles devem ser sempre verdadeiros ou aceitos como verdadeiros, pois eles que construirão informações explícitas;
O que se pode supor de modo antecipado; pressuposição. O que se pretende alcançar, buscar; meta, objetivo etc. Plano que se faz para desenvolver alguma coisa; projeto. Desculpa ou razão dada para disfarçar o real motivo de um comportamento ou omissão; desculpa, pretexto.”
Para a PNL – Programação Neuro-Linguística , segundo Joseph O’ Connor  “são princípios centrais, sua filosofia orientadora, “suas crenças”. Estes princípios não são com certeza verdadeiros ou universais. Não é necessário acreditar que são verdadeiros, [...] porque você os pré-supõe como sendo verdadeiros e depois age como se fossem.” Eis alguns:
“as pessoas respondem a sua experiência, não a realidade em si;Ter uma escolha ou opção é melhor do que ter uma escolha ou opção; as pessoas fazem a melhor escolha que podem no momento; Todas as ações tem um propósito; todo o comportamento tem uma intenção positiva; o significado da comunicação não é simplesmente aquilo que você pretende, mas também a resposta que obtém; mente e corpo formam um sistema. São expressões diferentes da mesma pessoa; se quiser aprender, aja”.
Se as pessoas experienciarem esses princípios, trabalharem a si mesmas para se tornarem as pessoas que realmente desejam ser e podem ser, certamente poderão ajudar a si mesmas e a outras pessoas de forma mais eficaz. É o equivalente no voo da vida a colocar a sua máscara primeiro e após ajudar o outro, não é mesmo?
Todo o ser humano responde a sua experiência, não a realidade em si, não sabemos o que é a realidade, o que é a verdade.
Desde que nascemos recebemos diversos estímulos que são diferentes de você, do outro, ou de mim, coisa que possa ter visto, presenciado, assistido, lido, ouvido, percebido, sentido em sua vida, experiências e que estão registrados em nossas mentes que vão nos formando como pessoas, caracterizando a nossa representação interna, o nosso mapa da vida. O seu medo não é o meu medo, a sua família não é a minha família as vivências são diferentes.
As pessoas fazem a melhor escolha que podem no momento resgatando o que tem da sua representação interna, pode ser uma escolha má, ou boa, uma derrota, e se oferecemos uma opção a mais, ela poderá adotá-la melhorando o seu mapa de mundo.
Através dessas escolhas todo o comportamento humano possui uma intenção positiva, eu disse todo o ser humano e em qualquer situação temos pelo menos um propósito que valorizamos e que nos beneficie. Uma pessoa não é o seu comportamento. Em nossas relações o que sabemos bem é criticar o outro, a pessoa, o ser humano, aquele que está na sua frente. O que se critica no outro tem a ver com o nosso desequilíbrio interno sendo projetado no outro. É importante que saibamos separar a intenção do comportamento.
Portanto nas relações, mente e corpo formam um sistema que precisa estar em equilíbrio para estarmos e sermos saudáveis. Mente e corpo se interagem e se influenciam mutuamente. O que ocorre em um afeta de imediato o outro. Quando nós pensamos de forma diferente, nossos corpos mudam. Quando agimos de forma diferente, modificamos nossos pensamentos e sentimentos e passamos a entender o mapa do outro.
O grande diferencial é que se pode aprender a ser mais feliz....
Saudações Indespianas.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Boca a Boca negativo também dói no bolso

Saiu no Estado de São Paulo de 29/04/2013


A reclamação de clientes pode afetar não só a imagem, mas o desempenho financeiro e o valor de mercado das empresas, concluiu uma pesquisa do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).
Os consumidores insatisfeitos podem deixar de comprar produtos de uma empresa. E com a marca danificada, ela terá mais dificuldade de conquistar novos clientes.
[...] Um dos casos mais famosos é o de um cantor que colocou no YOUTUBE para protestar contra a quebra do seu violão em voo pela United Airlines. [...] em 04  dias teve 4 milhões de acessos nas redes sociais, implicando na queda de 10% na cotação das ações da empresa."
O ato de reclamar de um serviço ou produto ruim em um único comentário no Facebook pode atingir a centenas de pessoas."
Segundo Sandra Turchi da Escola Superior de Propaganda e Marketing as empresa perdem por não responder uma queixa do "Reclame Aqui" e sugere como prevenção para evitar dano a imagem da empresa direcionar parte do orçamento do MKT para monitorar sua imagem em rede sociais.
[...] " O problema força a empresa a olhar para as redes sociais, [...] percebem que há uma oportunidade enorme de trabalhar sua marca nesse canal".
[...] "quem reclama de um produto com defeito, por exemplo, recebe um atendimento diferente em relação ao consumidor que fala mal do atendimento que recebeu..
                                                                Pesquisadores do Insper Danny Claro e Fábio Fragoso.
Será que não valeria a pena investir em agências especializadas em mídias digitais que possuem equipe e softwares focados em identificar e responder comentários de internautas? ou depende de quanto custa perder um novo ou velho cliente?

Motivação para a Qualidade

Um excelente Seminário: Motivando todos para a Qualidade com Alfredo Rocha.

Evento ocorrido terça à noite no Teatro da UFES.

Todos somos responsáveis pela qualidade, desde as situações caseiras à empresa.
Muitas empresas estão na mesmice face a sua ineficaz transparência no mundo corporativo interno.
As suas ações se refletem em seus colaboradores e de seus colaboradores se evidenciam, os "complicadinhos", aqui se faz assim mesmo, isso não é para mim, dentre outros.
Os erros acontecerão, mas as falhas são de urgência e notória a sua eliminação.
É necessário distinguir a "Gabrielês" no mundo corporativo interno. Eu nasci assim, vou viver assim. Quantas empresas "obrigaram" a presença, pagaram esse evento e isso ainda é visto como o problema da empresa. Ela dá o primeiro passo, mas o seguinte deve ser o seu..
As mudanças estão ocorrendo a cada segundo e portanto devemos estar  preparados para fazermos a diferença..
Consciência e responsabidade devem andar juntas para o comprometimento. Como está a sua consciência? é preciso conhecer para engajar.
Convites para participação em eventos desse tipo, sempre existirão em nosso universo, cabe a você enxergá-lo como oportunidade e buscar fontes para afinação de suas ferramentas..
Saudações Indespianas!