Os conflitos externos nada mais são do que os conflitos internos, não resolvidos.
Somos gerenciadores em nossas vidas e presenciamos muitos desses desentendimentos.
Cada ser humano é um universo em desenvolvimento e transitam por seus caminhos como se fossem verdadeiras as suas afirmações. Essas afirmações verdadeiras levam a comportamentos pouco aceitos pelos outros por não entenderem a intenção gerada naquele momento. Mas o que é verdadeiro para você para mim ou para o outro se não, simplesmente as experiências, o que você viu, ouviu ou sentiu em sua vida que são filtrados em sua mente, por verificação, comparação, analises que certamente será diferente de você de mim ou do outro, representando a realidade percebida de cada um , afinal nascemos em famílias diferentes, estudamos em escolas diferentes, ou até as mesmas, etc.
Muitos acreditam que sabem se comunicar, mas comunicação é o resultado do que ela produz.
De tantos ouvimos a célebre frase "entenda como achar melhor" como se a dificuldade do entendimento fosse do receptor, e não do emissor, ele que é o responsável pelo entendimento.
A falta desse conhecimento é que leva a conflitos, afinal o tal do "ego" é o determinante para fazê-lo transitar pelo mundo. Mundo esse o de cada um e não o mundo - terra. O mundo, a terra está num mapa e mapa não é o território., isto é, o seu pensar não é o meu pensar, o seu medo não é o meu medo.
É preciso que as pessoas possam se autoconhecerem, principalmente os da área gerencial, mas isso é pouquíssimo conhecido ou visto como necessário pelas empresas, pois desconhecem essa porção. A administração necessita ter o conhecimento do como lidar com pessoas.
Existem escolas para o autoconhecimento que promovem a geração de processos internos que contribuirão para o equilíbrio dessa esfera comportamental.
Nossos colaboradores são pessoas e pessoas constituem uma empresa e elas precisam do apoio para ajudar no alinhamento de suas vidas, no alinhamento de suas atividades para atingirmos o resultado esperado pela empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário