terça-feira, 19 de março de 2013

"Conheça a ti mesmo"


                                                                          CONHEÇA A TI MESMO

"É necessário se conhecer melhor para ser feliz. “Conheça-te a ti mesmo”, essa frase emblemática é o fundamento de toda felicidade aqui na terra. Sócrates aconselhava seus discípulos a se autoconhecerem, pois somente assim as pessoas sairiam da caverna, das trevas de seus espíritos para alcançarem a luz, a verdade e a felicidade".

Quando nos conhecemos dificilmente agimos por impulso, dificilmente somos dominados por nossas paixões, mais resolvidos e determinados somos em nossos objetivos. Conhecer a si mesmo significava que devemos nos ocupar menos com as coisas desse mundo, como riquezas, fama e poder, e nos preocuparmos mais com o cultivo de si, cultivando o conhecimento para contemplar o bem, o belo e a verdade. Somente assim seremos felizes.

Hoje em dia saímos de nossas escolas com farto conhecimento técnico, muito louvável porém negavelmente virtuoso para uma relação com o outro e maior ainda consigo.

O autoconhecimento transcende ao universo diário de informações que cada um vivencia. Somos muito bons naquilo que não conhecemos e discutimos com galhardia como verdade. Pergunto, estaria errado aquele que processa e negocia o seu entendimento? a meu ver, é claro que não, pois é a sua experiência, sua história de vida, memórias a referência que tem registrada e confirmada pelos seus metaprogramas.

Quanto mais descrição do mundo você tiver, mais rico será o seu modelo de mundo e portanto a sua relação com o mundo do outro será mais transparente, entendível, conseguindo você se sair melhor dos entraves que por ventura possa se aventurar.

Ferramenta para aprendizado, para o autoconhecimento é através da prática, basta buscar o "alimento", ter o interesse, conseguir vencer o medo de si e você tem a melhor escola para isso, pois possui todos os recursos necessários. 

Não concorde comigo depressa demais. Pense um pouco no que lês e depois me diga a sua opinião.

Saudações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário