terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Formulação de objetivos

"Num  Planejamento partimos de um estado atual para um estado desejado. E o futuro desejado não ocorrerá se não realizarmos ações em direção a ele." Gilson Pacheco

Modelo ACERTE do Instituto Potencial .

"Seu propósito é a criação de metas atraentes e propulsoras pelo formato segundo o qual as pessoas devem colocar seus projetos, de maneira a facilitar o processo cerebral. De acordo com esse modelo os objetivos com maior probabilidade de realização devem atender a 6 requisitos básicos:"

1- "Afirmação - o objetivo é algo que se quer e não algo que não se quer. É algo em direção ao qual se caminha e não de onde se afasta;"
2- "Centralizado - o objetivo deve ser controlado pelo indivíduo. Não se deve estabelecer objetivos para outros cumprirem". Aqui, se houver, o outro ou os outros participantes eles  devem conhecer a sua parte, a sua meta;
3- "Especificação - o objetivo deve ser adequadamente especificado e segmentado. Deve ser claro. Aqui o que verei, ouvirei, e sentirei para acompanhar a evolução do objetivo" deve ser conhecido por todos;
4- "Realismo - o objetivo deve ser realista", flexível, e desafiador. Possível de ser alcançado. Deve sair do dia a dia. Pode ser alterado ao longo do tempo.
A mão de obra condiz com o que se vai fazer? "Não tem sentido formular um objetivo inalcançável, pis deixará de atingir, a não ser para se descobrir o quanto posso me aproximar do impossível."
5- "Temporalidade - o objetivo deve ser situado no tempo". Deve haver uma data para que se cumpra. Todos devem ser conhecedor dessa data. Quantos colaboradores desconhecem os prazos?
6- "Ecologia - aqui o objetivo deve preservar os valores importantes no todo do ser". É bom para mim e para o outro. O colaborador possui o necessário para desenvolver com eficiência e eficácia.

Este modelo pode ser uma ferramenta para auxiliar o PDCA - Planejamento, desenvolvimento, checagem e ação em uma programação de metas. O resto é ação....


Nenhum comentário:

Postar um comentário