quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Reprove o comportamento, o erro, mas aceite a pessoa.


 Todo comportamento tem  uma “intenção positiva” pelo menos do ponto de vista de quem o pratica, mas ter boa intenção não quer dizer bom comportamento.
Como encontrar a intenção positiva naquele que rouba, mata? Veja pelo lado da intenção e não pelo comportamento. Num dado momento a pessoa pode passar por uma situação que necessita de sobreviver, ele rouba com a intenção de se alimentar, ou mata para se defender, ação pode ser negativa, destrutiva, perversa mas a intenção terá sido positivainfelizmente, no momento que estão experimentando tamanha dor, optam por uma solução rápida.
Quantos avançaram o sinal vermelho para deixar de enfrentar uma fila, estavam atrasados para um compromisso, para prestar socorro a um familiar, mas aos olhos de um observador estavam errados,  e não deveriam agir assim. 
            Uma intenção positiva depende de escolhas, acreditar que só tem aquela forma ou que aquele era o melhor jeito de fazer para atender o que queriam o mais rapidamente possível, trás desaprovação do observador. 
           "Não importa quão estranho, prejudicial ou inapropriado o comportamento de uma pessoa possa lhe parecer; para a pessoa envolvida nesse comportamento, ele faz sentido no modelo de mundo dela. Ela vê o comportamento como a única ou a melhor maneira de satisfazer a necessidade dela ou de alcançar o objetivo dela".
           O observador julga a sua atitude com base nos seus valores e a dos outros com base em suas atitudes.
Problemas de relacionamento pessoal, profissional, o comportamento nas relações podem ser desaprovados, mas é possível haver entendimento procurando separar a pessoa, a sua identidade do  seu comportamento. O comportamento humano gera em torno da necessidade de obter o prazer e evitar a dor. Esse é um momento de sintonia, de rapport entender o outro sem precisar aceitar o que aconteceu.
Num ambiente profissional pessoas discordam entre si transformando uma relação em um campo de batalha consciente ou inconsciente, gerando um ambiente negativo, gerando uma relação ganha perde, reduzindo assim a produtividade. 
Por falta de conhecimento nossos administradores ignoram os conflitos e ambas as partes conflituosas se sentem desrespeitadas, pois não são atendidos ou entendidos por eles. O conflito é uma forma de feedback, se você buscar qual a intenção positiva que está por de trás de seus pensamentos, palavras e comportamentos, aí estará a solução, o caminho para o ganha ganha e um ambiente satisfatório.
Esse Pressuposto da PNL requer muita prática. O melhor disso tudo é que se pode aprender...


to que estão experimentando tamanha dor, optam por uma solução rápida,

Nenhum comentário:

Postar um comentário